Entrevista com Serginho, assessor de publicidade da Prefeitura de Fortaleza!
Há três anos trabalhando como assessor de Publicidade, Serginho, fala sobre como funciona seu trabalho, e dá responsabilidade de lidar com propaganda institucional!
A propaganda tem uma função muito importante na sociedade além de influenciar para o consumo também serve como plataforma governamental para prestação de conta, e é exatamente esse o papel muitas vezes das campanhas governamentais, prestarem conta para a sociedade, para onde esta sendo investido o seu dinheiro. Para falar deste tema e em especial das campanhas realizadas pela agência Advance, que cuida atualmente do IPTU, com a campanha “Eu sou o IPTU” fui até o departamento de comunicação da prefeitura de fortaleza e lá conversei com o Serginho, assessor de publicidade da prefeitura de fortaleza! Confira à entrevista:
Como funciona o processo de criação de uma campanha para o IPTU, por exemplo?
O IPTU é um imposto pago pela utilização de um determinado território da cidade. Geralmente é pago com dor no bolso, então pro cara pagar tem que ter muita sensação do seguinte: eu estou pagando e esse dinheiro esta indo pra onde? Eu estou pagando a prefeitura e o que é ela esta fazendo com esse dinheiro? Então toda campanha de IPTU, seja da prefeitura de fortaleza ou de qualquer outra prefeitura do Brasil, vai mostrar os benefícios que ela esta fazendo com esses recursos.
Porque as campanhas institucionais nunca mudam sua estrutura, sendo sempre muito semelhante?
Digamos que eu me elejo prefeito de uma cidade, uma população enorme votou em mim, o que eu tenho que fazer para com essa população? Mostrar que eu estou dando resultado, estou dando fardamento, retirando o povo da rua. É uma grande prestação de conta, você votou em mim e agora eu vou te dizer que você votou certo.
Porque a opção em fazer a redação da campanha IPTU 2010 em primeira pessoa?
Na verdade tudo é a mesma coisa, antes eu dizia: A prefeitura construiu tantas habitações, agora só mudamos o foco, agora não é mais o repórter falando da prefeitura é a própria obra falando dela, “meu nome é Jana Barroso eu sou um conjunto habitacional que da tantas moradias a tantas pessoas”.
Se tratando de uma campanha pro governo como são feitas as escolhas das mídias?
Quando se planeja uma campanha você tem uma verba, isso varia de campanha pra campanha, uma vez que você tem essa verba se pensa quanto tempo deve durar essa campanha, quem é o publico que nesse caso é todo mundo. Na gestão da Luizianne estamos fazendo algo que não era muito comum, antes as vinculações eram segmentadas para um publico A, C, D, hoje a gente tem buscado trabalhar com todos. A prefeitura de fortaleza hoje e já dez de 2005, procura vincular com todo mundo, porque é uma idéia nossa de democratização da verba publicitária, o dinheiro não é nosso, o dinheiro que esta aqui para gastar com publicidade é da população então a gente tem que democratizar. Nós temos hoje sete emissoras de TV, sete emissoras comerciais e anunciamos em todas, quase todas as rádios AM e FM, jornais, todos, uma das únicas restrições é o outdoor, que é considerado uma mídia que não esta dentro dos padrões, e possui algumas arestas a serem aparadas, alem dessa, com relação a revistas e jornais, só colocamos anúncios em jornais ou revistas se já possuírem dois anos de circulação, inferior a isso não podemos fazer.
Como funciona o processo licitatório para as agencias serem escolhidas?
Trabalhamos atualmente com sete agencias, temos uma campanha a ser feita, abri-se o processo licitatório e uma investigação, se as agencias estão dentro dos parâmetros legais cobrados na licitação, as que querem participar se inscrevem e são eleitas as melhores. A partir daí elas passam a administrar a verba publicitária da prefeitura, tudo que nós fazemos é com intermédio de uma agência, digamos que você, Anderson, possua ou trabalhe na rádio X, uma radio comercial X, e você apresente uma proposta a prefeitura caso aja interesse por parte da prefeitura a gente não pode fechar eu e você já, é preciso encaminha para uma agência de publicidade, pois é por intermédio dela que vai ser fechado, o contato é sempre veiculo, agencia e cliente.
Qual é sua principal função dentro do departamento de comunicação da prefeitura?
Eu sou o assessor de publicidade, meu cargo é esse, possuo um coordenador, Demétrio Andrade, que é o coordenador de publicidade, essa pessoa é que chefia e coordena à publicidade da prefeitura de fortaleza, ele é quem define os objetivos, a estratégia da prefeitura e eu o assessoro nesse papel, minha função principal é manter o contato com as agências, digamos que iremos lançar uma campanha para a copa do mundo, os meus chefes decidem isso e eu vou encaminhar para as agencias e vou fazendo o acompanhamento. Entro em contato com as sete agencias pelo menos dez vezes ao dia, meu telefone celular e fixo não toca menos que cem vezes ao dia.
Como é dividida a comunicação na prefeitura?
Em quatro áreas: publicidade, jornalismo, comunicação institucional, comunicação popular e alternativa cada uma dessas áreas possuem um coordenador e cada coordenador desse possui o seu assessor. É muito trabalho, trabalho sem hora pra terminar mais, faço o que gosto.
Qual a principal dificuldade para fechar um trabalho?
Geralmente as agencias de publicidade estão acostumadas a lidar com campanhas pro varejo, nós somos um cliente diferenciado, e muitas vezes eles não conseguem entender o que a gente pensa.










Postar um comentário